A cidade de Ushuaia é um paraíso para amantes das trilhas, e como nós gostamos muito, não poderíamos deixar de fazer mais essa aventura com as crianças.
O que vocês irão ler nesse artigo:
A trilha para a Estância Túnel é bem próxima à cidade, está às margens do Canal Beagle e para chegar até lá foi preciso ir em direção a saída da cidade e pegar uma pequena estrada de rípio para chegar até o começo. Na entrada da trilha tem um estacionamento bem amplo e com vista para o majestoso Canal Beagle.

Chegamos lá e estava ventando bastante, mas já era possível imaginar o que nos esperava, pois tinham muitos carros estacionados o que nos indicava que o local era bem procurado por trilheiros em busca de aventura. Estacionamos a Van, preparamos os equipamentos e logo seguimos para o ponto inicial de nossa pequena aventura em família.

Trilha em família
Para realizar uma trilha em família é preciso estar bem preparado levando em consideração as dificuldades do percurso, os imprevistos e as necessidades comuns que surgem, por exemplo, a sede. Além disso, o uso de equipamentos adequados podem ajudar e tornar o trajeto mais leve e agradável.
Como fazemos trilha com uma criança de três anos e na maioria das vezes ela tem que ser carregada, o uso de uma mochila ergonômica para carregá-la é fundamental; o uso de bastão de caminhada tem sido também muito importante para diminuir os impacto no joelho; o uso de roupas leves e calçados confortáveis e antiderrapantes podem tornar a trilha muito mais segura e leve. Faço questão de dizer isso pois já ouvi muitas pessoas frustradas após uma trilha que poderia ter sido mais agradável e essa frustração, não tenho dúvidas, poderia ter sido amenizada pelo uso de apenas alguns desses equipamentos.
O início da trilha
Voltando a falar da nossa experiência na Estância Túnel. Na entrada da trilha percebemos que o percurso seria realizado por uma trilha mais fechada com alguns pontos de subida e descida, passamos por vários lugares de onde era possível ver o Canal Beagle por entre as árvores. Alguns pontos mais inclinados, outros mais planos, mas nada muito cansativo e difícil.

Outro fator importante de destacar é que a maior parte da trilha é realizada por entre as matas que margeiam o Canal Beagle, deste modo o vento acaba não sendo um grande problema, pois as árvores são formam uma barreira natural que nos protege do sol e do vento e ainda no oferece uma paisagem mais naturalista com uma vegetação típica daquele lugar.
Mirador de baleias
Depois de uns 30 minutos chegamos numa parte mais aberta de onde era possível ter uma visão panorâmica do Beagle. Alí é um mirador de baleias que nos dava uma visão privilegiada das belezas de Ushuaia. Por ser uma parte mais aberta, portanto sem árvores e com uma vegetação mais baixa, o vento nessa parte do mirador estava bem forte, mas apesar disso conseguimos aproveitar cada segundo no local.
Continuamos na trilha e seguimos em frente, encontramos um pequeno córrego ruidoso e de águas cristalinas que desciam por entre veias das matas e formava um cenário de paz e tranquilidade. Atravessamos uma pequena ponte de madeira para seguir nosso trajeto e mais adiante encontramos uma uma placa que indicava que tínhamos chegado na Estância Túnel.
A Estância Túnel
Conseguimos ver de longe uma pequena fazenda privilegiada com uma vista cinematográfica. Era uma grande pasto verdejante em que se destacava uma pequena casa, um celeiro e o que parecia ser um tipo de curral para pastagem de animais. Diante da placa da Estância Túnel, percebemos que era possível seguir na trilha e conhecer um pouco mais do lugar. Fomos caminhando, subimos um pouco e vimos uma cerca com uma escada em que era possível atravessar e assim fomos em frente e conseguimos entrar numa parte em que era possível ver a Estância Túnel de outra perspectiva, contrastanto com o Canal Beagle. Ali mesmo paramos para fazer um lanchinho e, é claro, fazer algumas fotos.

A trilha para Estância Túnel nós conhecemos por informações que amigos que conhecemos no Ushuaia nos deram. Poucas pessoas falam sobre a trilha e sua beleza ímpar. Foi muito bom fazer essa aventura com as crianças e elas gostaram demais, pois a trilha foi tranquila e fizemos a maior parte dela brincando, conversando e se divertindo.